Quem é?

Trabalha no desenvolvimento WEB e mobile do Colab. Josemando Sobral (@josemando) - o segundo à esquerda, na foto, é sócio fundador do Colab e também da 30ideas, empresa especialista no desenvolvimento de solução mobiles. Apaixonado por tecnologia, começou a carreira no primeiro estúdio de games móveis do país e desde então não largou o celular. Trabalhou em diversos segmentos ligados a celulares, como distribuição de contéudo, SMS e billing. É formado em Ciência da Computação pela UFPE e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Nas horas vagas baixa apps.

Na foto aí de cima, aparece com os demais fundadores do Colab: Gustavo Maia, o próprio Josemando, Paulo Pandolfi, Vitor Guedes e Bruno Aracaty. Confira agora a entrevista, na estreia da coluna The APP People, que trará todas as semanas opiniões de especialistas sobre seus aplicativos preferidos.

 

Qual o app de que você é fã hoje?

Entre os aplicativos utilitários, gosto bastante do Waze. Entre os jogos, estou quase terminando o Monsters (da zeptolab).

 

Para que o aplicativo serve e por que é útil para você?

O Waze é um aplicativo de navegação que utiliza dados dos próprios usuários para manter dados atualizados de trânsito. Gosto bastante da interface dele, que se destaca entre os aplicativos de navegação.

 

O melhor momento para usar este app é...

Quando quero ir de um lugar para o outro.

 

Agora, qual o pior app que passou por suas mãos ultimamente? E por quê?

Vez ou outra me deparo com aplicativos mal-feitos, mas nenhum vem à mente no momento. Aplicativos ruins são aqueles que não conseguem executar aquilo que se propõem. Um bom exemplo disso é mostrado pelo Randall Munroe nessa tirinha:

 

E agora uma última pergunta: você paga por apps ou prefere sempre as gratuitas?

Baixo bastante aplicativos, tanto gratuitos quanto pagos. No total, devo ter baixado até hoje cerca de 1000 aplicativos entre o iPhone e o iPad.

 

:::

Em tempo, para quem não conhece, o Colab foi eleito no primeiro semestre como o melhor app urbano do mundo no prêmio AppMyCity. Trata-se de um produto 100% brasileiro que quer servir como ponte entre os cidadãos e o poder público. Para entender melhor, que tal baixar o app? Tem para iOS e para Android.