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A cada dia são mais de 600 milhões de partidas de Candy Crush Saga

@AtrappoBrasil, 17 de Julho de 2013

 

 

Sem saber muito bem por que, Candy Crush Saga se transformou em um dos jogos do momento, talvez o mais exitoso e com o maior número de jogadores. O fenômeno começou a tomar forma via Facebook, a plataforma em que o jogo nasceu, mas o boom definitivo aconteceu com o lançamento do app para smartphones (Android e iPhone). Aí, foi só loucura. A estimativa é de que sejam 45 milhões de jogadores globais, 6,5 milhões dos quais jogam todos os dias. 
 
Atrappo quis saber um pouco mais sobre o fenômeno Candy Crush e por isso Alex Lopez, que atua no escritório em Madri, procurou a sede espanhola da empresa, onde conversou com Manel Sort, diretor do Estudio King, em Barcelona. 
 
A King deu início às atividades há muitos anos, acompanhando a revolução dos smartphones em primeira mão. Como estes aparelhos mudaram a vida das pessoas?
 
Os padrões de consumo e de ócio mudram muito desde que se tem acesso à internet a partir de diferentes dispositivos móveis. A grande maioria de nós pode saber o que ocorre em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Podemos ver o que está na moda em Nova York ou a última tendência entre os jovens de Hong Kong - e ainda saber quais dos nossos amigos estão jogando Candy Crush Saga, por incrível que pareça!
 
Em relação aos jogos, a revolução dos apps também é uma revolução no mundo do videojogo? 
 
Hoje em dia é mais complicado dispor de uma hora inteira para se dedicar a qualquer atividade, mas muitas vezes temos minutos livres ao longo do dia, e aí os jogos para dispositivos móveis acabam sendo uma boa opção de entretenimento. Pode ser na parada de ônibus, no metrô, enquanto se espera alguém... todos temos um par de minutos livres - e é o que basta para divertir-se com jogos como os nossos.
 
Ainda que o conceito de Candy Crush Saga não seja novo, creio que nunca tenhamos visto um sucesso parecido com jogos deste tipo. Para você, quais as razões de tanto êxito?
 
Na realidade, alguns especialistas e gurus do mundo dos games já nos compararam aos magnifícos Tetris ou Pacman, ambos também com um conceito fácil, mas com muitos fãs. No nosso caso, o êxito de Candy Crush é devido à aparente facilidade e comprensão do jogo, mas ao mesmo tempo, há níveis de dificuldade apropriados para cada passo - fazendo com que cada partida seja um desafio a ser superado.
 
Você disse que o jogo é atualizado a cada três semanas. É por que as pessoas demandam novos níveis? Ou deixam de jogar uma vez que chegam ao final?
 
Até agora, Candy Crush Saga não tem fim. Hoje, são 400 níveis para jogar, e um grande volume de usuários que já chegaram ao final esperampor mais atualizaçoes para poder seguir superando novos níveis. 
 
 
Temos de admitir que estamos bastante envolvidos com o Candy Crush. Em alguns níveis, a sensação é de que é impossível superá-los. Algum conselho para quem está preso?
 
Bem... Dizem por aí que há vezes em que é mais fácil superar alguns níveis no Facebook do que na versão móvel - e vice-versa. Mas em realidade, o funcionamento de cada partida é o mesmo para ambos os casos. Um conselho: paciência e estratégia.  
 
O modelo de pagar por vidas extras e por bosters é bastante novo, ao menos em um conceito tradicional de jogo. Funciona?
 
Todos os níveis podem ser superados sem que se pague nada. Ainda que muitas vezes, depois de diversas tentativas frustradas, o jogador prefira passar a outra fase de forma mais rápida e necessita vidas, ou bosters, que o ajudem. Mas é sempre uma escolha do usuário. Em termos de dados, mais de 70% dos jogadores que chegaram ao final não desembolsaram nem um centavo. 
 
Na Espanha e no Brasil, há muita gente jogando Candy Crush, é bastante impressionante. Quais os países em que o jogo é mais popular?
 
Os dados de usuários que temos são globais. Atualmente, são geradas cerca de 600 milhões de partidas diárias em todas as plataformas, ou seja, web, Facebook e dispositivos móveis iOS e Android.  Parece incrível, mas o jogo realmente se joga em todas as partes do mundo, inclusive na Antártida. Todos curtem o Candy Crush.
 
Quais as metas que o estúdio busca ao criar um novo jogo? O que ele precisa ter?
 
Nossa intenção é seguir criando jogos que atraiam os nossos usuários, e uma das regras básicas é que o jogador entenda o funcionamento em até 60 segundos. Evidentemente, layout e ilustrações são partees importantes nesse processo. 
 
Por último, o que temos para o futuro? Você acredita que seja possível alcançar o sucesso de Candy Crush com os próximos lançamentos?
 
Tomara! O que irá suceder o Candy Crush é incrível, inclusive para a gente, que tem uma ideia aproximada de o que esperar para nossos jogos. Entre os que já estão disponíveis, Papa Pear Saga e Farm Heroes Saga são os que mais atraem novos jogadores.

 

Atrappo Brasil ( @AtrappoBrasil )

Sou o curador de apps camaleônico que se adapta ao que você gosta. Sou também toda uma equipe de especialistas em aplicativos que trazem todos os dias o mais fascinante do fenômeno app.