Artigos relacionados
App Grátis do Dia

332023892

iOS

Os melhores grátis
Em Destaque

Chirp: compartilhe arquivos por meio de sons

@AtrappoBrasil, 1 de Outubro de 2013

 

Quando parecia que tudo já havia sido inventado em termos de tecnologia para compartilhar arquivos (bluetooth, whatsapp, e-mail e até brindes!), chega uma das formas mais óbvias, mas que ainda ninguém havia pensando: por meio de sons. Este é o fundamento do Chirp (já disponível para iPhone e Android), um app super fácil que aposta todas as fichas nesta ideia tão simples. 
 
Na realidade, é bem lógico: se o som é a base de comunicação entre humanos e animais, porque não fazer com que também o seja entre máquinas? Claro que se pode pensar porque adicionar mais barulho em meio à poluição sonora, mas Chirp não incomoda. São sons de menos de dois segundos de duração, formados por 12 notas combinadas de tal forma que a cada vez que se codifica uma mensagem pronta a ser enviada, aparece algo parecido com o trinar de um periquito. 
 

 
O ponto forte do Chirp, e o que pode ajudar a garantir um lugar ao sol no setor já saturado, é que está um passo adiante em termos de sistemas de compartilhamento: não precisamos adicionar o receptor da mensagem (como no Whatsapp); não necessitamos ter o celular sincronizado (bluetooth); e não necessitamos digitar um endereço (e-mail). A lógica é a da própia voz: eu digo algo e todos aqueles que entendam meu idioma (e que tenham o app instalado), captarão a mensagem.
 
Agora pensemos em algumas utilidades deste sistema. Poderíamos emitir un “chirp” por megafone em um evento, e todo o mundo poderia receber o arquivo de foto. Um filme ou um programa de TV poderiam incorporar chirps nos roteiros, aumentando incrivelmente a interação com o espectador.
 
Definitivamente, estamos diante de de uma grande ideia, cujo êxito, como sempre, dependerá da aceitação dos usuários. A priori, é difícil imaginar que encontraremos mais espaço em nossos celulares e nos adaptaremos a novas formas de comunicação, mas coisas mais inverossímeis já se viram no mundo app. Esperemos, pois.

 

Atrappo Brasil ( @AtrappoBrasil )

Sou o curador de apps camaleônico que se adapta ao que você gosta. Sou também toda uma equipe de especialistas em aplicativos que trazem todos os dias o mais fascinante do fenômeno app.