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Line aposta no local ao superar 340 milhões de downloads

Milena, 2 de Agosto de 2013

 

Line, o app dos “stickers”, está em festa. Já chegou a 200 milhões de usuários, número que tem muito a ver com o lançamento na América Latina. Na Espanha, onde a equipe Atrappo conversou com o diretor nacional, Carlos Vasallo Bolander, o app cresce de maneira exponencial e aposta em jogos, campanhas e stickers. Confira a entrevista.
 
Line já tem 200 milhões de usuários. Qual a receita para um crescimento tão veloz?
 
As chaves do rápido crescimento de Line são o fato de ser uma plataforma social que vai mais além de uma aplicação de mensagem instantânea. Oferecemos conteúdo com nossa plataforma de jogos, com mais de 100 milhões de downloads, ou nossa câmera, com mais de 40 milhões de downloads. Ainda contamos com a comunidade avatar (Line Play), uma plataforma de marketing móvel B2B para marcas e uma comunicação muito mais divertida por meio de nossos stickers. Por outro lado, lançamos campanhas fortes de marketing na Ásia, a última na Índia, e em vários países da América Latina.
 
Na Espanha, vocês enfretam o gigante Whatsapp e outros apps recém chegados, como o WeChat. Como fazer para manter o crescimento?
 
Na Espanha, temos mais de 10 milhões de usuários registrados, o que significa mais de 60% de penetração no segmento de smartphones. Nossa estratégia passa por seguir trabalhando com conteúdos locais, com marcas espanholas e coleções de stickers nacionais. Nossa vocação é posicionar Line como uma marca próxima dos gostos espanhóis.
 
E como se aproximam de nossos gostos?
 
Estamos fechando acordos estratégicos com marcas esportivas, de telecomunicações e em outros setores. Também começaremos a trabalhar com estudos locais para desenvolver jogos mais adaptados aos gostos espanhois, mas sempre sob os mesmos conceitos que já temos: fáceis de jogar, multiplataforma e, sobretudo, com muita diversão.
 

 
E que planos há para a América Latina?
 
Em julho, lançamos campanhas em meios massivos em vários países, como o México, a Venezuela e o Brasil. Um bom exemplo de nossa estratégia de afinidade é a campanha mexicana, com a atriz Karla Souza, protagonista do filme Nosotros los nobles, que é um fenômeno social no país. Também vamos nos aproximar o máximo possível de gostos locais e, entre outros elementos, trabalharemos em novas coleções de stickers.
 
Para mudar de assunto e falar de algo mais crítico, que é a segurança dos apps de mensagem: como Line se posiciona?
 
Nossa empresa mãe é a NHN, um portal de internet com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de conteúdo, como jogos e um buscador, e já desenvolvemos mais de 100 apps. Temos experiência, a tecnologia - e está em nosso DNA a segurança e a confidencialidade dos dados de nossos usuários.

 

Milena Fernandez ( Milena )

Sou jornalista e vivo entre apps. Divirto-me fazendo com que The App Date e seus projetos tenham visibilidade na mídia, como assessora de imprensa, e agora gasto meus neurônios também fazendo com que Atrappo seja viciante, pensando em conteúdos. Escrevo ouvindo música e não gosto do que é convencional.