Já não era sem tempo. Uma das páginas mais inovadoras e criativas de toda a rede, a essencial IFTTT, finalmente lançou um app para reunir os serviços impecáveis que já oferece na web. Por enquanto, a aplicação está disponível apenas para iPhone, mas se a qualidade seguir o padrão da internet, certamente será uma revolução.

 

IFTTT é a sigla para a expressão em inglês If This Then That, ou "Se Isso, Então Aquilo". A estrutura lógica é clara: automatizamos algumas tarefas e, assim, economizamos nosso precioso tempo. Se você sempre faz algo que gera outra tarefa, basta indicar isso ao app para que não repita mais a operação. 

 

Os exemplos mais óbvios de como o app funciona são ligados às redes sociais: se tuitamos algo, queremos que isso sempre apareça em nossa timeline do Facebook. Mas há bem mais a ser feito pelo IFTTT.

 

Há algumas receitas disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores, que reúnem até 54 canais. Cada canal é um serviço ou página web, como Gmail, Facebook, Etsy, Flickr, Soundcloud, Wordpress, Vimeo... Ainda não tem muita ideia de como funciona? Veja alguns exemplos:

 

Enviar um sms todas as manhãs com a previsão meteorológica.

 

Atualizar meu wall no Facebook com minhas novidades no Pinterest.

 

Incluir meu histórico de Check-ins no Foursquare a um Google Calendar.

 

 

 

Mais uma vez, a imaginação é um dos únicos limites. E o visual do app é também excelente, com um layout inovador e atrativo. O conceito do aplitcativo é o mesmo da página: criar nossas próprias "receitas" ou implementar as já ciradas pela comunicade de usuários ou pela própria equipe do IFTTT. Tudo isso, agora adaptado à usabilidade do Iphone. 

 

A experiência para o usuário é excelente, e ainda há incorporação de canais do próprio iPhone, exclusivos para quem baixa o app - é o caso da agenda de contatos e da galeria de fotos - que podem ser trabalhados com todo o resto dos canais.